quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014

Conselhos, dicas e ideias luminosas

Conforme vou passeando pela vida, vou percebendo cada vez melhor que não devemos fazer julgamentos sobre os outros sem termos passado pelas mesmas situações que julgamos. É como dizem os estrangeiros: não falar sem ter calçado os sapatos do outro e ter andado uns bons metros. Bem, melhor é mesmo não existir julgamento, ponto. Vamos então trocar as palavras, em vez de julgamento vou referir o seguinte: cada vez percebo melhor que não devemos opinar sobre situações sobre as quais não passámos.

Falar do outro é fácil. Dar conselhos, ideias, dicas, é tão fácil que é de graça. Estes conselhos não pedem licença, não batem à porta, e mesmo que não sejam bem vindos, eles entram à força sem bater, sentam-se no nosso sofá, metem os pés em cima da mesa e ainda perguntam se o cafézinho demora muito. São invasivos, ponto. E eu não gosto.

Lidar com este tipo de situações é uma viagem com altos e baixos e se num dia corre bem e a forma como respondemos se chama assertividade, no outro chama-se irritação e leva a outra coisa chamada discussão. Quando são um pouco, vá, aguerridos como eu, existem limites que estamos constantemente a demonstrar aos outros. Claro que por vezes apetece sacar de um giz e fazer uma linha no chão para ver se o outro percebe. Ainda assim, colocar limites é um trabalho activo que exige muito de nós: exige atenção constante e uma energia pacificadora que dê a uma invasão uma resposta assertiva.

E o que é ser assertivo? É expor, de forma afirmativa e não arrogante, aquilo que queremos transmitir ao outro. É o ténue equilíbrio entre o "opá, não digas isso" e o "dizes isso outra vez e..." Será o "não deves dizer isso sobre algo que desconheces e para o qual não tens qualquer posição criativa de resposta". Sei lá, qualquer coisa assim, louca.

Como nem sempre é possível ser assertivo, por vezes a vontade é a de mostrar o middle finger e mandar toda a gente obrar. É aquele momento em que os cabelinhos da nuca ficam eriçados com tamanha desfaçatez relativamente ao que nos é transmitido. E para quem insiste, apenas posso referir: se não calçam o 39, não são Ananicas, e não têm a minha vida, então cheguem para lá, que os meus sapatos não vos servem. Mas enfim, resta esperar pelos dias de Buda em que podemos mandar todos passear em paz.

Sem comentários:

Enviar um comentário