quinta-feira, 14 de abril de 2011

Introversão e extroversão

Carl Jung considerava que as pessoas podiam ser caracterizadas de extrovertidas ou introvertidas, ou seja, mais orientadas para o seu exterior ou para o seu interior, respectivamente. Enquanto que o introvertido se sente melhor no seu mundo interior de pensamentos e sentimentos, o extrovertido encontra o seu conforto no exterior, no mundo dos objectos e com as outras pessoas, sendo mais sociáveis.


Não somos só introvertidos ou só extrovertidos. Tendencialmente, favorecemos uma das atitudes, o que não significa que não possamos dançar entre as duas. Aliás, o saudável será ser flexível e adaptar uma atitude apropriada a determinada situação para que possamos responder ao mundo de uma forma não rígida, de uma forma equilibrada.


A teoria Junguiana também definiu que não é possível sermos extrovertidos e introvertidos ao mesmo tempo, ou seja, as duas atitudes são excludentes.


O extremar destas atitudes é uma problemática. Quando se é demasiado introvertido, corremos o risco de perder o contacto com o exterior. Já o extrovertido em demasia pode perder o contacto consigo próprio.

3 comentários:

  1. Não sei onde me encontro no meio de tanto trovertido!!!!

    ResponderEliminar
  2. Olha, Trovertida és de certeza!

    ResponderEliminar
  3. Não encontro definição para isso, mas só pode ser bom :)Acho que encontramos a definição para o meio termo! Somos tão inteligentes pah!

    ResponderEliminar