sábado, 8 de outubro de 2011

Meditar?

"(...) a meditação consiste em fazer com que a mente volte para casa." - Sogyal Rinpoche, O Livro Tibetano da Vida e da Morte.

Meditar. Bom, sei muito pouco sobre meditação. Não medito por vontade própria por achar que não consigo, mas em alguns workshops ou eventos em que é pedido, eu tento meditar. Já ouvi dizer maravilhas da meditação. Mas eu, demasiado mentalóide, não consigo meditar com facilidade.

Antigamente vinha a frustração. Sentava-me muito direitinha, fechava os olhos, e pensava: cá vou eu! E nada. Vinham os pensamentos banais: "amanhã tenho de fazer uma máquina de roupa!" E irritava-me, claro! "Isto não é meditar, eu não consigo!" E ali andava eu, numa espécie de pescadinha de rabo na boca, às voltas. E a meditação, que serve para relaxar, entre outras coisas, provocava-me a maior irritação e frustração alguma vez vistas!

Entretanto fiz um progresso enorme. Continuo sem ter os grandes insights de que muitos falam ou a ficar muito "zen", mas já não me zango (na maior parte das vezes). Já não fico frustrada. E se aparece a lista do supermercado na cabeça, eu guardo numa gavetinha com muito cuidado que é para lá ir buscar quando precisar. Afinal de contas, se já me zango com os outros, para quê zangar-me comigo, principalmente num momento que se quer de paz?

1 comentário:

  1. Eu diria que meditar é agarrar na mente (ou na sua dimensão prática e lógica) com muito carinho e dizer-lhe: Toma um presente - vai descansar um bocadinho que já venho ter contigo outra vez.
    A minha quase nunca aceita o presente, porque é minha e, como eu, tem uma certa dificuldade em receber ;)

    ResponderEliminar