segunda-feira, 19 de novembro de 2012

Outras amizades


Dizem que o contacto com animais de estimação nos pode acalmar. O que é um facto é que os animais vinculam-se connosco sem dúvidas, questões, obstáculos e ficam. Sim, ficam de forma permanente, ou já ouviram alguma história de um animal que abandona o seu dono?

Não gosto muito da palavra "dono", é um facto. Os meus gatos são os meus companheiros. Vejo-os de igual para igual. Iguais a mim, apenas mais sortudos porque simplesmente são. Sim, simplesmente são gatos. Não há neuroses, psicoses, crises existenciais ou dúvidas sobre o amanhã. Muito menos existe a perdição no passado. Estão no aqui e agora, presentes. As suas crises são saber a que horas volto para dar mimo e comida. Ah, e água fresca, adoram!

Às vezes chateiam-me, fazem asneiras, sujam a casa. E depois enchem-me de mimo, mesmo que tenha ralhado com eles. Não conhecem o ressentimento. Mas conhecem a nossa tristeza e abraçam-na quando mais precisamos. Dão um olhar especial e umas turras que convenientemente nos dizem que estão ali ao pé de nós. E não vão embora.

Imagem: http://www.facebook.com/#!/AForayIntoPsychology

Sem comentários:

Enviar um comentário