quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

A libertação de Baltazar


Baltazar é um gato. Acho que é um gato feliz. Como qualquer dono que vai dizer bem do seu companheiro felino, vou dizer que Baltazar é um gato muito especial. Único! Baltazar é um gato preto que estava na horta dos meus pais. Magro, com os olhos a chorar e com ar constipado. Estava tão doente que, apesar de gato selvagem, deixou-se apanhar. Os 3 irmãos ficaram e desapareceram. Eram tão bravos que não os conseguimos apanhar. Duas meninas e mais um menino, cheios de saúde, ficaram lá (e o doente vence?).

Baltazar era pequeno apesar de aparentar ter 2 meses. Foi logo ao veterinário. Estava constipado, desidratado, esfomeado... Nem miava. Com muito mimo e comidinha fez-se um gato grande. Há quem diga gordo, o dono discorda sempre (nunca vê defeito no seu objecto amado). Arranjou casa, comida e manta lavada.

Baltazar é feliz, diz o dono. E faz o dono feliz. Dorme na cama, gosta de festinhas e adora colo. Quando era criança os gatos nunca dormiam com o dono. O sonho concretizou-se em Baltazar. Todas as noites vem ter ao quarto, e a meio de todas as noites é libertado. Contra-vontade. Por ele ficava.

Baltazar pela manhã é mais mimoso, tem saudades, acha o dono. Cinco horas sem o dono fazem Baltazar refilar. Quer atenção. Exige atenção. E faz por ter atenção cruzando os nossos pés e perseguindo o dono. Como ele gosta de ficar no parapeito da janela para ficar mais à minha altura. E como gosta ele de miar quando o dono entra na cozinha para pedir comida (mesmo que tenha o prato cheio!).

Baltazar é o dono da casa do dono. Põe e dispõe, porque merece! E sabe quando o dono abre a porta do prédio. Mia até que a porta se abra. ele até conhece o barulho do carro do dono (que sempre vê qualidades no objecto amado!).

Imagem: http://www.dementia.pt/arte-com-luz/

3 comentários:

  1. Baltazar não tem azar, não sai de casa para ir trabalhar, não apanhar o autocar, nem na rua ele tropeçar :p
    Baltazar gosta de tocar, por ele está bem é a tocar no dono, esteja à beira da cama a ver o dono vestir-se, seja a dormir em qualquer lado, ele gosta é de manter o contacto físico.
    Baltazar é um gato à maneira!

    ResponderEliminar