domingo, 6 de janeiro de 2013

Doentes?


Toda a gente está doente. Se perguntarem, alguém sabe de alguém que morreu há pouco tempo. Juntem um grupo de pessoas e cada um vai dizer um nome. Não exagero, tem me acontecido ultimamente. Eu estou bem, os que estão à minha volta estão doentes e os desconhecidos-conhecidos morrem.

Valha-me estar bem. Valha-me os doentes à minha volta não estarem muito doentes. Mas olhando em volta, há doença em todo o lado. Não quero parecer obsessiva, louca, possuída, mas a palavra "cancro" foi ouvida pelo meu querido sistema auditivo demasiadas vezes desde a altura do Natal. Não sei se é pelo Natal em si, mas é certo que se fizesse uma estatística, a escala rebentava.

E com isto estou a ler um livro chamado "Criando saúde" de Deepak Chopra. Já o comprei há algum tempo e antes do Natal acordei com uma fixação, "tenho de ler este livro, já". Não sei porquê, ainda estou para perceber, mas certo é que a partir daí começaram as conversas à minha volta sobre as doenças (ou já existiam e eu é que fiquei mais consciente...). Passei ainda uns dias sem pegar no livro, mas o chamamento foi tão grande que coloquei os livros que tinha como prioritários em hold.

Este já é um livro antigo, de 1987, e mesmo assim já fala abertamente sobre a ligação entre os pensamentos e emoções e as doenças. Sobre a nossa responsabilidade sobre as nossas doenças. Sei que é um tema que pode parecer controverso, e é sempre mais fácil ir pelo caminho da desresponsabilização sobre o que acontece ao nosso corpo, mas a verdade (e que está mais do que provada), é que há ligação. O corpo fala connosco através de uma conexão psicofisiológica e cabe-nos a nós ir afinando a audição ao longo da vida para ouvir os sinais que ele nos dá e depois fazer algo com eles. Mas fazer algo com eles não é só curar os sintomas, é perceber a origem da doença... E isso pode não ser fácil, mas pode ser curativo.

Imagem: http://luzdequeijas.blogs.sapo.pt/2298070.html

Sem comentários:

Enviar um comentário