quinta-feira, 27 de dezembro de 2012

Relação é emprego

Invejar uma relação que corre bem é como invejar alguém que tem dinheiro. Passo a explicar. Normalmente, as pessoas têm tendência a invejar os resultados de algo e não o trabalho que deu a chegar a esses resultados e, da mesma forma que alcançar ou manter uma boa vida financeira requer trabalho, também uma relação.

Enquanto crescia, vi a qualidade de vida da família crescer. De dormir no chão, passei a dormir num quarto só para mim, na casa que os meus pais construíram e que tanto sonhavam em ter. À nossa volta sempre existiram pessoas com inveja dos meus pais. Daquilo que eles tinham. Mas em momento algum eu ouvi comentários sobre o trabalho que sempre tiveram para alcançar aquilo que alcançaram. Nunca ouvi ninguém dizer que tinha inveja do seu horário de trabalho, que era todos os dias, de manhã à noite. Em vez alguma senti vozes dissonantes, querendo ter o trabalho de estar em pé todos os dias. Nunca ninguém me disse que gostaria de ter o trabalho, mas sim o carro; de ter as dores no corpo, mas ter a casa...

Já lidei mal com esta situação que considerava de injusta. Neste momento, sinto que as pessoas que pensam desta forma são muito pequeninas e que têm muito trabalho pessoal para fazer.

Voltando ao tema que interessa aqui, uma boa e longa relação, que funciona, também pode ser alvo de inveja. Mas não se invejam os processos pessoais, as horas de terapia ou as relações que antes correram mal e que mataram tantas vezes o coração. Não se invejam as desfibrilhações feitas, os remendos, as cirurgias emocionais sem anestesia. Invejam-se os sorrisos de agora, mas não se invejam os choros do passado. Uma relação sólida é trabalhosa, e mesmo assim, nem sempre se é feliz, pois a compatibilidade pode sempre oscilar. Construir uma estrutura a dois parte de incríveis trabalhos individuais. E não é fácil. Mas vale, garantidamente, a pena.

E desenganem-se os que consideram que passar uma vida juntos, sejam 10, 20 ou 30 anos, é o suficiente. É a forma como esses anos são construídos. É a velha tese da qualidade vs quantidade. Anos? Passam rápido. Relações? Precisam de muito mais do que anos. Precisam de ser vistas de frente e precisam de manutenção permanente.

3 comentários:

  1. é que é cá uma trabalheira! um constante e autêntico work in progress! :) mas concordo, quando são (bem) trabalhados (a relação e os processos individuais) depois vale bem a pena!

    ResponderEliminar
  2. Olha, é cá um suor! Ainda bem que existe o Rexona! :P

    ResponderEliminar
  3. ... e suem muito meus lírios, porque as relaões inter pessoais são também um processo de aprendizagem. Aprendemos sobre nós e sobre o outro. Em qualquer processo de aprendizagem podem haver dificuldades e as dificuldades são uma oportunidade... uma oportunidade de me superar e ajudar o outro a crescer. Ninguém disse que crescer é fácil!... O meu ponto de vista para com o outro é: Hoje gosto mais de ti do que gosto ontem! Hoje conheço de ti o qua já conhecia ontem e conheço-te mais ainda. Todos os dias te descubro. Obrigado por me ajudares a ser diferente. Se erramos?!... Sim!!!! "..., mas qual é que é o problema?!!!..."

    ResponderEliminar