quinta-feira, 19 de maio de 2011

Os gestos dos outros

Antigamente, quando considerava que alguém fazia algo mau ou ofensivo, para além de ficar chateada, era capaz de pensar em vários impropérios para lhe dirigir. A caminho de me tornar melhor, mudei a minha visão, imagino que essa pessoa tem vários problemas. Um homem esbraceja no trânsito sem razão. Olho para ele. Será que o filho bebé o deixou dormir de noite? Será que o emprego está por um fio e se ele se atrasar pode ser despedido?

O julgamento dos outros é fácil, principalmente quando achamos que essa pessoa está a fazer algo que não deve ou que não é correcta aos nossos olhos. A atitude do outro espelha-se em nós e a nossa reacção instintiva poderá ser a mais negativa possível. Será a compaixão olhar para este ser, admitindo que ele terá a sua justificação para reagir assim, sem imaginarmos que as ofensas são dirigidas a nós?

Pensem bem... Acham mesmo que o mau palavreado, os gestos, serão para os outros condutores? Serão para o condutor que fez algo que não agradou a este homem? Aparentemente sim, mas na realidade não. Ele está zangado e impaciente com a sua vida. E nós? Nós não nos devemos deixar afectar pelos acessos de fúrias dos outros, principalmente de desconhecidos. É difícil, eu sei, mas é uma possibilidade e penso que será o melhor caminho a seguir.

Sem comentários:

Enviar um comentário