segunda-feira, 18 de julho de 2011

Corpo, matéria e espírito

"We have different degrees of happiness and different kinds of suffering. Material objects give rise to physical happiness, while spiritual development gives rise to mental happiness. Since we experience both physical and mental happiness, we need both material and spiritual development. This is why, for our own good and that of society we need to balance material progress with inner development." - Dalai Lama

O equilíbrio entre a vida material e espiritual. Acrescento: tomar atenção ao corpo. Oiço muitas modas: ser vegetariano só porque o outro é; fazer exercício em excesso porque dizem que é isso que faz bem... Eu acredito que o que me faz bem é fazer aquilo que o meu corpo me pede. Se ele gosta e pede carne, eu dou; se ele pede e gosta de alface, eu dou; se ele pede para descansar, eu faço por isso. Tudo com equilíbrio, porque o próprio corpo, apesar de na maior parte das vezes ser mais sábio que a mente, também se engana e pode pedir mal. Ou nós podemos compreender mal, também acontece muito. É preciso apurar o ouvido interno e saber o que é que ele quer.

Sem comentários:

Enviar um comentário