quarta-feira, 6 de julho de 2011

Altruísmo vs egoísmo

Será o altruísmo uma forma de egoísmo? Em última instância, e de uma forma inconsciente, estaremos nós a fazer bem ao outro para nos sentirmos bem connosco? Ser altruista é focar no bem do outro, ser egoista é focarmo-nos em nós e nos nossos interesses e vontades. Mas, e quando nos sentimos bem porque fazemos bem ao outro?

Após explorar o tema comigo, a minha dúvida mantém-se. Não me parece ser uma questão fácil, principalmente quando remetemos a resposta para o nosso inconsciente. A nossa máscara, aquilo que está presente e consciente dirá: "sou filantropo, preocupo-me com os outros e eles são mais importantes do que eu". Já o inconsciente pensa: "sinto-me bem porque fiz aquilo que se espera de um bom homem".

E a nossa essência, a nossa alma, pensará o quê? São questões sensíveis, dependentes da verdade de cada um. Cada um o sentirá à sua maneira, e todas as maneiras estão correctas... Principalmente poque o certo e o errado não existem...

Sem comentários:

Enviar um comentário