quarta-feira, 25 de abril de 2012

Porque muitos não sabem nem sonham, 25 de Abril, sempre!


Houve um dia em que se lutou por um país melhor. Houve um dia em que se lutou sem violência, com flores e com a mão dada ao outro que estava ao nosso lado, desconhecido e com orgulho de ser português.

Houve um dia em que tudo mudou porque tinha de mudar. Porque tinha de haver Liberdade. Pão. Educação. Porque isso não havia. Não havia e convém lembrar porque este país é feito de memória curta.

As mulheres não votavam. Sabiam? Eu tenho menos de 38 anos e sei. Voto desde que tenho idade para votar. Sou mulher e voto. É um direito adquirido e eu orgulho-me em dizer: nunca falhei quando o dever me chama a uma mesa de voto. Sem esperança nos últimos anos, é verdade. Mas eu vou. Porque foi esse o instrumento que me deram há 38 anos! 

Sabem o que é que também havia antes da Revolução? Censura! Sem esta liberdade não podíamos escrever o que queremos nem ler o que desejamos, hoje  ninguém me passa o lápis azul! 

E sabem que só existia um partido, a União Nacional e que todos os outros foram votados à ilegalidade? E que uma mulher casada não podia viajar para fora do país sem o consentimento do marido? E que, de uma forma absurda, não era permitido jogar às cartas nos comboios? Ou ainda pior e com consequências graves, três pessoas à conversa na rua era considerado um perigo? Pois, era um ajuntamento!

Se tudo ficou perfeito? Claro que não. Mas por isso é que eles começaram a revolução, nós temos de a continuar.

Sem comentários:

Enviar um comentário