sexta-feira, 5 de julho de 2013

Psicologia instantânea - parte 2


No seguimento do post anterior, sobre psicologia instantânea, cabe-me acrescentar que é uma pena que não existam comprimidos mágicos. De facto, numa sociedade a 100 à hora, onde se quer tudo para ontem e com uma perfeição imaculada, nada como um comprimido para a insónia, outro para a diminuição da libido e outro para uma pequena depressão. Um comprimido all-in-one era a descoberta do século. Este all-in-one seria tão bom que mal caísse no estômago iria perguntar "o que precisas?". Se fosse para estar bem-disposto soltava umas florzinhas, se fosse para dar sono, uns carneirinhos. Se virem unicórnios, foi porque pediram para delirar.

Todos querem pressa. Querem fazer terapia: "então quanto tempo vai durar? Como não sabem! Uma vez por semana durante sabe-se-lá-quanto-tempo?? Inadmissível. Eu não tenho tanto tempo para olhar para mim e para as minhas fragilidades, tenham dó! Não há um exercício que eu possa fazer, ou melhor, um comprimido para tomar?"

Não. Não há nada disso. Lamentamos! Mas percebam que passaram 30, 40, 50 anos de uma determinada forma, a construir aquilo que são hoje, com tudo aquilo que viveram, com o acumular de tantas coisas que hoje vos caracterizam... Sim, é preciso tempo para ir descascando as camadas que foram vestindo desde que nasceram. É preciso olhar, pensar, ver, sentir, agir... Reestruturar, reconstruir... É como uma casa a precisar de muitas, muitas obras. Preferem um arranjo superficial de 2 dias ou ir até às fundações?

Claro que também há a parte da responsabilização. Pois, não existem super homens que chegam no ar para nos salvar e levar para o lúdico mundo da felicidade eterna. Não existe um livro que nos vai dar a frase certa, qual ponte que atravessamos para chegar a um outro lado completamente diferente. Um livro mudou a sua vida? Parabéns, você é uma raridade! Perguntar ao exterior como nos resolvemos é o mesmo que nos sentarmos para fazer um exame e perguntar ao professor quais são as respostas. Primeiro: ele não as vai dar. Segundo, se as der, são as dele...

Nota: Nesta perspectiva, o café fica em grão, ainda menos instantâneo que o anterior...

Imagem: http://www.colegioweb.com.br/saude/beneficios-do-cafe-para-a-saude.html

Sem comentários:

Enviar um comentário