quarta-feira, 22 de junho de 2011

Saber ouvir

Ela estava visivelmente irritada, perguntei-lhe o que se passava. Ela disse que não gostava de pessoas que copiavam humores. Fiquei baralhado e perguntei: que copiam humores? Mas o que é isso? Ela retorquiu, "copiam humores! Eu fico irritada e digo que tenho um problema, e a outra pessoa diz logo que tem 10 problemas!" Percebi, para além de copiarem também pioram o cenário, é isso? "Precisamente! Fico irritada, são pessoas egoístas." Concordei com um breve aceno com a cabeça. De facto já me tinha acontecido, aliás, já deve ter acontecido a todos nós, fazemos um pequeno desabafo e a outra pessoa ouve para ela, transformando a mensagem para a visão dela.

Se calhar também já fomos a pessoa do lado de lá, aquela que não ouve. Eu gosto daquela lógica: se temos dois ouvidos e uma boca, será que falamos e ouvimos de forma proporcional? Percebo que gostaria de ouvir mais do que falo, mas às vezes não me apetece ouvir. Às vezes nem apetece falar! Encontrar o equilíbrio é o objectivo...

Sem comentários:

Enviar um comentário