terça-feira, 5 de agosto de 2014

Bebés: formação on-job

Já nasceu o meu rebento, e com isto acho essencial contar o que aprendi no pós parto:

  • O pós-parto é lixado.
  • Compraram roupas para o vosso recém nascido de tamanho 0/1 mês? Esqueçam... Se for um bebé de tamanho normal, elas não vão servir. Vão estar gigantes e o rebento vai parecer um palhacinho do circo Chen, com as cores garridas incluídas. Não sei porque é que temos ideia de que vai nascer um super-bebé. Os bebés recém-nascidos são mesmo pequenos, lição aprendida.
  • O meu bebé dorme que é uma lindeza.
  • Lembro-me de estar grávida e dizerem: tu aproveita agora para dormir. Isso é uma falácia, não resulta. Por mais que o gaiato durma, vai querer alimento de 3 em 3 horas. Para isso o bar aberto, aka, mãe, também tem de estar bem acordada de 3 em 3 horas e não é por ter dormido uma média de 8/9 horas por noite na gravidez que dói menos...
  • Já sei porque dizem que vamos querer ir ao cinema depois de sermos pais: queremos ver outra ficção que não a nossa! Entreter o neurónio...
  • O pós-parto é lixado.
  • A amamentação... Nem vou explicar muito, mas gosto muito desta expressão: my ass para as teorias do ai-é-tão-lindo-amamentar!
  • Comprovo que após o nascimento, o meu filho tornou-se no bebé mais lindo do mundo.
  • Também dou o meu testemunho para o facto de que nos desce a hormona da maternidade. Antes nem respirava ao pegar num recém-nascido, agora faço piruetas com o meu com a mão direita enquanto faço outras trinta coisas com a outra mão. Posso não ter todas as respostas, mas até agora ele está de boa saúde.
  • Já vos disse que o pós-parto é lixado?
  • O parto é um mito, j'accuse! Pelo menos para mim... Passamos meses em preparações: cursos, aplicações para smartphones, newsletters, médicos, amigos, sites, livros, panfletos do centro de saúde... E depois tudo passa e estamos em casa com o menino nos braços (literalmente). E para isto não há assim tanta preparação. Há a respiração para o parto mas não há para quando o bebé chora de dores! E uma mãe precisa de saber respirar fundo nestes momentos... Valha-nos a hormona da maternidade chamada intuiciocina.
  • Sim, há todo um festival de hormonas assim que o gaiato nasce. Boa sorte para isso...
  • E o cliché "ah mas vale a pena"? Claro que vale, senão não me tinha metido nisto!
  • Para os invejosos: já recuperei a minha figura e estou quase no mesmo peso que tinha antes do parto (nha-nha-nhanhanha!). E ainda não retomei o exercício, just saying...
  • Se a vida muda? Sim, 180º (gente, não é 360º... 360º é uma volta completa, voltamos ao mesmo sítio, sim?). E eu já sabia que ia mudar. Se sabia como ia mudar, como ia ser? Claro que não. Nunca lidei de perto com bebés. Mas para já, apesar das primeiras semanas serem difíceis, o mantra foi sempre "tudo passa". E de facto, as dores passam, e ver o nosso filho crescer e ser tão lindo faz-nos ir esquecendo (devagarinho!) os incómodos que nos trouxeram aqui. Acho é que é importante revelar: a maternidade não é um jardim com rosas fofinhas. Estão lá os espinhos em baixo. A questão é que nunca se fala muito sobre isso. É sempre tudo lindo e fofinho e coiso. Mas pode não ser fácil e ter uma boa rede de apoio é essencial. E por isso vos garanto, amén ao meu marido, o melhor do mundo e arredores.

Sem comentários:

Enviar um comentário